Image Map

24 de março de 2016

Ensinando a Verdadeira Páscoa com o Coelhinho

🎶Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? 🎶
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!   
🍫🐇


"O que é isso coelhinho? Você só traz chocolate? Como assim?! É Páscoa!!!!"
Se tem algo que me incomoda nas comemorações cristãs de hoje em dia é a forma que o mundo camufla seu verdadeiro significado. Como se o ato de poupar as crianças da Verdade fosse uma proteção para elas... Já ouvi milhares e milhares de mães dizendo que a história da Páscoa é muito forte para as crianças, que envolve morte, sacrifício, dor... Mas essas mesmas pessoas não se incomodam nem um pouco de deixá-las curtir jogos de luta, assistir a filmes de batalhas, ler livros de histórias tristes... Por que a morte de Jesus incomoda tanto? 

Porque ela mostra a vergonha de nossos pecados perante os olhos de um Deus Santo? Porque ela envolve a dor de um inocente e a nossa maldade? Sim... A morte de Jesus traz à tona nosso pior lado, mas também é o maior ato de amor realizado na História da Humanidade. Deus entregou seu próprio filho para morrer por mim, por você e por nossos filhos. Um presente maravilhoso... Se nossos filhos compreenderem o significado da Páscoa e consequentemente entregarem suas vidas a Jesus, eles terão acesso à vida eterna.. Serão salvos da ira e do inferno.. É bem isso que a Bíblia diz.



Jamais pouparei meus filhos desta mais perfeita dor. Se existe um sofrimento que desejo a eles nessa vida é a dor do arrependimento. Que a morte de Jesus possa doer bem forte em seus coraçõezinhos e conduzí-los no caminho da Verdade rumo a uma vida cheia de esperança. Não. Não desejo aos meus filhos uma vida de conforto rumo ao inferno. Que o Senhor os cubra dessa dor, por todos os dias de suas vidas. E... especialmente na Páscoa! Que doa muito!!!

Foi no meio desse meu desejo pela "dor" dos meus filhos que trouxemos à nossa casa o "Verdadeiro Coelhinho da Páscoa" e sabem queridas mamães, foi a dor mais deliciosa que sentimos juntos por aqui, aprendendo com o coelhinho sobre uma Páscoa que vai muito além de um ovo, dois ovos, três ovos assim!



Começamos apresentando o Coelhinho Verdadeiro para os meninos, explicamos que ele é verdadeiro porque ele conhece o que Jesus fez por nós morrendo na cruz e ressuscitando no terceiro dia (a verdadeira Páscoa!) E que por isso ele é um coelhinho diferente de todos os outros, ele traz chocolate também, mas não faz só isso! A cada item apresentado do Coelhinho Verdadeiro, eles liam o versículo correspondente e decoravam aquela parte do coelhinho (cor, colagem etc)..

ELE TEM ORELHAS GRANDES PARA SER PRONTO PARA OUVIR



Explicamos a importância de usarmos bem nossos ouvidos, com eles podemos ouvir coisas boas e coisas ruins... E devemos ter um ouvido bem esperto para aprender sobre as coisas de Deus, sobre os ensinamentos do papai e mamãe, da professora na escola... Devemos ter ouvidos atentos para as pessoas, para os nossos amigos, só conseguimos ajudar se ouvirmos as necessidades das pessoas...


ELE TEM OLHOS ATENTOS PARA VER SE ESTÁ NO CAMINHO CERTO



Vivemos em um mundo onde há muita maldade, onde as pessoas têm feito muitas coisas erradas como se fossem as coisas certas. Mas temos que observar bem o caminho que escolhemos andar. Vocês vão receber muitos convites de amigos, propostas as mais variadas e sempre devemos refletir se aquele caminho está correto aos olhos de Deus. A maioria das vezes as coisas erradas vêm fantasiadas de coisas boas, verdadeiras armadilhas que se não tivermos atenção, caímos em cheio!

ESCOLHE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA O CORPO E PARA A ALMA




Em nossa casa temos uma preocupação muito grande com a alimentação, afinal uma boa alimentação reflete na saúde global da criança, desde o crescimento, até o desempenho escolar. Nós ensinamos nossos filhos a enxergar os alimentos não somente com os olhos do prazer, do paladar, mas com a consciência. "Cada alimento tem uma vitamina diferente que nosso corpo precisa!" Assim, nunca, nunca aceitamos um "não como isso". Todos têm que comer um pouquinho de cada coisa aqui... Desprezamos alimentos práticos e industrializados, somos fiéis a comida verdadeira e, ao momento da refeição, oramos e agradecemos pelo alimento, onde conversamos e rimos... 
Nossa mesa é sagrada! 
Mas se o nosso corpo precisa do alimento, nossa alma também precisa ser alimentada, e o alimento da alma é a Bíblia. Ela contém as verdades sobre Deus! Se você diz que crê e obedece a Deus, mas não lê a Bíblia, me desculpe, mas você precisa de alimento! Você é um desnutrido espiritual e necessita de tratamento! :) Devemos nos alimentar da Palavra da Verdade todos os dias!

NÃO RECLAMA OU FALA PALAVRAS FEIAS



Me dói o coração ver crianças tão pequenas e inocentes repetindo palavras cheias de malícia. Uma tristeza.. Ensinamos aos meninos que Deus foi quem criou nossas boquinhas e devemos usá-la para falar coisas boas às pessoas, ensinar sobre Jesus, motivar as pessoas, corrigir com amor, louvar a Deus.. Não devemos sujar nossas boquinhas e nosso coração com palavras feias. 
Outra grande luta de nossas palavras é o que a Bíblia chama de murmuração, reclamação. Uma das frases que falo repetidamente aos meus filhos é "o segredo da alegria está na gratidão". Quando abrimos nossos olhos para as boas coisas que recebemos de Deus vemos o quão felizes nós somos! Murmuração é o reflexo de um coração ingrato, preguiçoso. 

FICA QUIETINHO PARA ORAR MAS O CORAÇÃO É AGITADO EM GRATIDÃO



Ainda no clima de estimular a gratidão, pedimos que eles listassem algumas coisas boas que Deus tem feito em suas vidinhas.. Incentivamos também a oração. A Bíblia diz que a oração é um momento nosso com Deus, que não devemos usar de vãs repetições, mas devemos em intimidade abrir nosso coração a Deus. Falamos ainda que podemos orar a qualquer momento, em silêncio, dentro de nós.. Podemos orar na escola? No balé? No inglês? Na natação? Podemos orar em silêncio a qualquer momento, que Deus está sempre a nos ouvir.

ELE TEM UM CORAÇÃO GENTIL E PRONTO PARA PERDOAR


Sempre ressaltamos a gentileza em nossa casa, devemos tratar as pessoas como nós gostamos de ser tratados. Usamos os próprios conflitos entre eles (ah como eles brigam! ufa!) para direcioná-los aos caminhos da gentileza e do perdão. Em todo e qualquer conflito, independente de quem esteja certo ou errado, os dois têm que pedir perdão um ao outro. "Mas por que pedir perdão se eu estou certo?" Você também já deve ter ouvido essa frase, ou quem sabe até mesmo dito???? Você deve pedir perdão por dois motivos: 1- Você pode ter sentido raiva ou mágoa e isso já é uma grande afronta aos olhos de Deus 2- Jesus ensinou assim (não precisaríamos de nenhum outro motivo se já temos esse).

ELE TEM PÉS GRANDES PARA ANUNCIAR A VERDADE



Jesus nos ensinou que quando conhecemos a Verdade, devemos anunciá-la. Estamos em uma fase da História da Humanidade onde Deus tem dado oportunidade às pessoas e, se temos consciência bíblica, devemos anunciar àqueles que ainda desconhecem a Palavra. Devemos aproveitar todas as oportunidades e usar nossos talentos para falar do amor de Deus às pessoas!

ELE É BRANQUINHO PORQUE JESUS LIMPOU SEUS PECADOS





Na verdade, essa característica que faz o coelhinho, ser um coelhinho verdadeiro. Ele sentiu o desejo de saber mais sobre Jesus, reconheceu que seu coração pouco sabia da Palavra de Deus e passou à atitude de conhecê-lo. E sabem, quando esse coelhinho conheceu Jesus através da sua Palavra, ele se apaixonou! Convidou Jesus para morar em seu coração, O colocou assentado no trono de sua vida e passou a viver para Ele! E sabem, a Bíblia diz que quando entregamos nossa vida à Jesus, nossos pecados que são vermelhos como a escarlata, ficam brancos como a neve! 
Aprendemos que a Páscoa é quando comemoramos a vitória de Jesus na Cruz.. Foi muito difícil para Jesus sim, mas Ele nos amou tanto que morreu em nosso lugar.. E a Páscoa não termina com um Jesus pregado na cruz.. Ele ressuscitou, seu túmulo está vazio. Ele saiu de lá e agora pode morar no seu coraçãozinho.. Basta você convidá-lo!
O Coelhinho Verdadeiro conhece bem a história da Páscoa.. E é por isso que ele ficou assim.. 
Tão branquinho...

Terminamos colando algodão no coelhinho, com o coração dolorido, mas em paz..
A Paz que excede todo o entendimento..
Certos que o delicioso sabor dos chocolates não irão apagar a vitória que Jesus nos deu naquela triste e dolorosa cruz!



Que vocês tenham uma Páscoa deliciosamente dolorida!
Com amor....

Janaina Abrão









Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.