Image Map

2 de dezembro de 2014

O Bom Samaritano - Delícia de Verdade!

Essa receita foi usada como a atividade de abertura do Advento de 2014 com o objetivo de trabalhar a generosidade e o amor ao próximo com nossos filhotes e de mais uma vez criar momentos perfumados e saborosos com nossos filhotes na cozinha!

Generosos Mini Muffins

Ingredientes:
280g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
125g de açúcar
2 bananas
1 ovo grande
240ml de leite
85g de manteiga derretida
175g de gotas de chocolate ao leite

Antes de começar a ensinar a historia para seus filhotes, leia Lucas 10:30-37.



Bom, preaqueça o forno a 200C e prepare as forminhas para assar os bolinhos. Você pode usar aquelas formas de papel para cupcakes dentro das formas de silicone ou de metal.

Antes de chamar as crianças, peneire em uma tigela a farinha, o fermento e o sal e reserve. Coloque o leite em uma jarra e deixe a manteiga derretida já separada em um outro recipiente.

Chame seus pequenos e comece a contar a história:



Um homem descia de Jerusalém para para Jericó (este homem deve ser as duas bananas já descascadas - deixe as crianças brincarem um pouco com o "homem") quando, de repente, este homem caiu nas mãos de bandidos malvados, que roubaram tudo o que ele tinha e ainda o machucaram bastante (entregue um garfo para cada criança e aproveitem para amassar as bananas).
Prossiga mostrando o "estado"em que o homem ficou, jogado em um canto do caminho.
Deixe a tigela com as bananas abandonada de lado e pegue a jarra com o leite.
Explique o que é um sacerdote (era um homem importante responsável pela liderança da religião judaica), que será representado pelo ovo e o misture na jarra com o leite. Depois, explique o que é um levita (eram aqueles que participavam da adoração e serviços no templo), que será representado pela manteiga derretida e também o misture na jarra com o leite.

Diga para as crianças que esses dois homens passaram pelo caminho, ao lado do homem machucado. Vamos ver o que eles fizeram?
Jogue metade da mistura da jarra sobre as bananas representando o sacerdote que primeiro passou ao lado do homem. Não misture, pois ele não fez nada para ajudar o pobre ferido. Depois despeje o restante da mistura da jarra sobre as bananas e explique que é o levita, que também passou direto, sem nada fazer.
Nesse momento você deve pegar o açúcar e jogar sobre a farinha, dizendo que aquela nova mistura representa outro homem, o samaritano. Mexa com uma colher de pau até uniformizar a mistura.
Despeje a farinha já com o açúcar sobre as bananas e comece a mexer e explique que o samaritano agiu, teve misericórdia e compaixão daquele homem ferido. Enquanto mexe, leia o versículo 34 da passagem, contando em detalhes a forma com que ele cuidou do ferido.



Bem, a mistura estará bem diferente e, nesse momento, pegue as gotas de chocolate (ou chocolate em barra picado mesmo) e diga para as crianças que aquelas são as moedas que o samaritano entregou na hospedaria para que cuidassem do homem ferido.
Ao final, pegue as cascas do ovo, a tigela da manteiga e a da farinha. Pergunte a mesma pergunta que Jesus fez no versículo 36 (qual desses homens foi o mais "próximo"do homem machucado? - as crianças irão responder que foi o samaritano) e assim leia o conselho de Jesus no versículo 37: "Vai e procede tu de igual modo".



Coloque os muffins para assar no mínimo por 12 minutos até ficarem dourados e saboreie com seus pequenos o início do Advento!


Com carinho...

Janaina e João.



Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Doce Escolha ©Todos os Direitos Reservados.
Design por Papeterie d'amour-Design I Programação por Heart Ideas - Soluções Criativas.